O cardeal Kevin Joseph Farrell celebra a missa nos Exercícios da Fraternidade de CL. Rímini, 15 de abril de 2023 (Foto: Roberto Masi/Fraternidade CL)

O fundamento da nossa fé é um facto: Cristo ressuscitou!

A homilia do cardeal Kevin Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, nos Exercícios da Fraternidade de CL em Rímini
Kevin Joseph Farrell

Caros irmãos e irmãs, nesta Oitava da Páscoa, vivemos ainda a plenitude da luz, da paz e da alegria que emana da vitória de Jesus Cristo sobre a morte. O Evangelho que ouvimos é tirado do chamado “final canónico de Marcos”, ausente nos manuscritos mais antigos do segundo Evangelho, mas rico em conteúdo para a nossa fé. O tema da incredulidade dos Apóstolos aparece várias vezes: eles não acreditam no testemunho de Maria Madalena, que lhes diz ter visto Jesus vivo, nem no testemunho de outros dois discípulos que encontraram Jesus: “enquanto iam para a aldeia”. O próprio Jesus, finalmente, aparecendo-lhes “quanto estavam à mesa”, censura-lhes “a sua incredulidade e dureza de coração”.
Esta persistente e quase obstinada incredulidade dos Apóstolos é um aspeto importante que a revelação do Novo Testamento nos transmitiu, sem eliminá-lo ou “suavizá-lo”. Muitas vezes, na história, tentou-se atacar a fé cristã, dizendo que a ressurreição de Jesus seria um mito criado pela comunidade dos seus primeiros discípulos, fruto de exaltação coletiva ou da glorificação póstuma do mestre, como aconteceu em muitas outras crenças religiosas do passado.
Na realidade, é exatamente o surpreendente testemunho dos relatos evangélicos que contradiz todas estas hipóteses. O grupo dos discípulos de Jesus não se encontrava, efetivamente, num estado de “exaltação coletiva”. Pelo contrário, os Evangelhos dizem-nos que eles estavam temerosos, angustiados e abatidos. E também não se encontra neles uma atitude de fácil credulidade ou de inclinação ao misticismo religioso. É claro, de facto, como ouvimos no Evangelho de hoje, que a própria ideia de que Jesus estivesse ainda vivo parecia incrível para os Apóstolos. Foi extremamente difícil para eles convencerem-se de que Jesus havia vencido a morte!...

Leia a homília completa: