Páscoa 2013. O Cartaz de Comunhão e Libertação

Como acontece todos os anos, o Movimento de CL propõe uma imagem artística e um texto como ajuda para viver o mistério da Páscoa.
Este ano a imagem é Cristo e os peregrinos de Emaús, baixo-relevo do claustro românico do século XI-XII, conservado no mosteiro beneditino de São Domenico de Silos, na Espanha.
O texto é formado por dois fragmentos. O primeiro, de Bento XVI, foi retirado da Mensagem ao Congresso internacional “Jesus, nosso contemporâneo” (Roma, 9-11 de fevereiro de 2012). O segundo, de Luigi Giussani, está no livro Na origem da pretensão cristã (Ed. Companhia Ilimitada, São Paulo, 2012).

Estes são os dois trechos:

«A história de Jesus de Nazaré não pode ser limitada a um passado longínquo, mas é decisiva para a nossa fé hoje. Que significa afirmar que Jesus de Nazaré, que viveu entre a Galileia e a Judeia há dois mil anos, é “contemporâneo” de cada homem e mulher que vive hoje e em todos os tempos? Jesus entrou para sempre na história humana e continua a viver nela, com a sua beleza e poder, naquele corpo frágil e sempre necessitado de purificação, mas também infinitamente cheio do amor divino, que é a Igreja, na qual Ele está presente com a sua paixão, morte e ressurreição. É este o motivo que torna a Igreja contemporânea a cada homem, capaz de abraçar todos os homens e todas as épocas».
(Bento XVI)

«O fato da Encarnação, a inconcebível pretensão cristã, permaneceu na história em sua substancial integralidade: um homem que é Deus – que, portanto, conhece o homem e a quem o homem deve seguir para ter o verdadeiro conhecimento de si mesmo e das coisas. A experiência inicial daqueles que viveram com Jesus e O seguiram, transmitida pelos Evangelhos, possui um significado inequívoco: o homem não foi abandonado pelo destino. O cristianismo é um acontecimento que foi anunciado nos séculos e nos alcança ainda hoje. O verdadeiro problema é que o homem o reconheça com amor».
(Luigi Giussani)

Estão disponíveis traduções em diversas línguas. É possível visualizá-las pela página inicial do site internacional de CL: clonline.org, ou fazendo o download dos arquivos pdf elencados abaixo.

Traduções disponíveis em formato PDF: